Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/doi/10.5281/zenodo.15679499
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
ARTIGO DE REVISÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: ATRIBUIÇÕES E RESPONSAILIDAES QUE ULTRAPASSAM O PEDAGÓGICO – UMA LEITURA CRÍTICA DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, 2020

Josiberto Carlos Ferreira Silva Mourão; Jossara Bazílio de Souza Bicalho

Downloads: 0
Views: 35

Resumo

Este artigo versa sobre a proposta de Formação Continuada do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 27 de outubro de 2020, na forma da Resolução CNE/CP nº 1. Para tanto, apoiamo-nos no que dizem reconhecidos teóricos da educação, em especial naqueles que tratam da questão da formação docente no Brasil, a fim de analisar, de forma crítica, o quanto de inovador tem a proposta (ou não), que possa contribuir (ou não) para a não precarização da profissão, ao atribuir aos professores responsabilidades por competências e habilidades que perpassam o fazer pedagógico cognitivo sob a forma de Formação Continuada. Motivados pela experiencia de anos de trabalho como professor da Educação Básica, e ao levar em conta o contexto atual da educação, verificamos que há distanciamento considerável, e, portanto, ainda mais motivador à reflexão, entre o que dizem os teóricos visitados e o texto resolutivo ora analisado neste trabalho.

Palavras-chave

Educação Básica. Trabalho Docente. Formação Continuada.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2017 e 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em 27 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular – Formação (BNC-F). Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 28 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Leis de Diretrizes de Base (LDB). Brasília, 1966. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 28 nov. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília: Diário Oficial da União, Seção 1, 29 out. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724. Acesso em: 20 de jun. 2023.

BRZEZINSKI, Iria. Políticas Contemporâneas de formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1139-1166, set./dez. 2008. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 14/05/2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.

GADOTTI. Moacir. “O educador precisa se reinventar constantemente”. Jornal Diário de Pernambuco (entrevista), 2021. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/09/21/interna_vidaurbana,599094/aluno-e-parceiro-de-paulo-freire-o-professor-moacir-gadotti-defende-o-educador-precisa-se-reinventar-constantemente.shtml. Acesso em 30/01/2023.

IMBERMÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.

OLIVEIRA, Mariana Esteves de. "Professor, você trabalha ou só dá aula?" um olhar sobre a história e precarização do trabalho docente. Curitiba: Editora CRV. 2019.

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; OLIVEIRA, Dalila Andrade. A intensificação do trabalho docente e a emergência de nova divisão técnica do trabalho na escola. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.15, n.29, p. 32-45, jan./jun. 2009

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Formação de professores na cultura do desempenho. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1145-1157, set./dez. 2004. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. São Paulo: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos depois: dois passos para a frentes, três passos para trás. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr.-jun. 2013. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br/. Acesso em 28/02/2023.

VASCONCELOS, Maria Lucia Marcondes Carvalho; BRITO, Regina Helena Pires de. Conceitos de educação em Paulo Freire. Petrópolis: Vozes: São Paulo: Mack Pesquisa - fundação Mackenzie Pesquisa, 2006.

KUENZER, Acácia Zeneide. A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc.; Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, jul.-set. 2011 Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 22 mar. 2023.


Submetido em:
10/06/2025

Revisado em:
13/06/2025

Aceito em:
17/06/2025

6850f786a95395395e7eb907 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections