Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/doi/10.4322/2675-4177.2020.007
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo

EDUCAÇÃO TÉCNICA E AS MUDANÇAS DA METODOLOGIA SENAI APÓS A BNCC

TECHNICAL EDUCATION AND THE CHANGES IN THE SENAI METHODOLOGY AFTER THE BNCC

1. Rafael Oliveira Costa Domingos.

Downloads: 1
Views: 605

Resumo

Este trabalho apresenta a Educação Técnica a partir da proposta Metodológica do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial que, por ocasião da nova BNCC, ajusta seu plano de ação, no intuito de colaborar com o desenvolvimento professional de indivíduos perpassando pela diversidade cultural e aspectos socioemociais. Um dos focos da formação técnico-profissional desenvolvida pelo SENAI é o desenvolvimento de competências e habilidades em indivíduos inclusos no setor industriário ou autônomo, que buscam conhecimentos em áreas gerais ou em alguma especificidade. A partir do estudo da Metodologia SENAI, foi possível perceber que o ideal técnico cria uma ponte de conhecimento entre indivíduo e a indústria – que hoje, mais do nunca, prima pela busca de mão de obra qualificada, que atenda à demanda mercadológica. Com isso, as Diretrizes Curriculares do SENAI pontuam três caminhos essenciais para formação, que são: Perfil Profissional, Desenho Curricular e Práticas Pedagógicas. Em um mundo globalizado, em que a educação e seus eixos se encontram entronizados em quase todos os setores da sociedade, criar elos dialógicos, tais como os estabelecidos entre a Metodologia SENAI e a BNCC são fundamentais. Discussão como essa não pode ficar fora do contexto de formação de professores, haja vista a amplitude e a abrangência da área educacional.  

Palavras-chave

 Metodologia. Senai. Educação Técnica.

Abstract

This work presents Technical Education based on the Methodological proposal of SENAI – National Service for Industrial Learning which, on the occasion of the new BNCC, adjusts its action plan, with the aim of collaborating with the professional development of individuals passing through cultural diversity and socio-emotional aspects . One of the focuses of the technical-professional training developed by SENAI is the development of skills and abilities in individuals included in the industrial or self-employed sector, who seek knowledge in general areas or in some specificity. From the study of the SENAI Methodology, it was possible to perceive that the technical ideal creates a bridge of knowledge between the individual and the industry – which today, more than ever, strives for the search for qualified labor, which meets the market demand. With that, SENAI's Curriculum Guidelines point out three essential paths for training, which are: Professional Profile, Curriculum Design and Pedagogical Practices. In a globalized world, in which education and its axes are found enthroned in almost all sectors of society, creating dialogical links, such as those established between the SENAI Methodology and the BNCC are fundamental. A discussion like this cannot be left out of the context of teacher training, given the breadth and scope of the educational area.
 

Keywords

Methodology. Senai. Technical Education.

Referências

BRASIL. Decreto Nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os artigos. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 26 de julho de 2004

BRASIL. Ministério da Educação Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf>. Brasília, 2019. Acesso em: 29 nov. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia   da   esperança:  um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

PERRENOUD, Philippe. CONSTRUIR AS COMPETÊNCIAS DESDE A ESCOLA. 1990. Disponível em: <https://abenfisio.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Construir-as-competec%C3%AAncias-desde-a-escola.pdf>. Acesso em: 08 out. 2019.

_________. Construir competências é viras as costas aos saberes? 1999. Disponível em: <http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_39.html>.

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia Diferenciada: Das intenções à Ação. 2000. Disponível em: <https://www.docsity.com/pt/2-05-pedagogia-diferenciada-philippe-perrenoud-1/4906535/>. Acesso em: 07 out. 2019.

_________. Teoria das Competências. 1999. Disponível em: <http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/14867.pdf>. Acesso em: 08 out. 2019.

SENAI. Departamento Nacional. Metodologia SENAI de educação profissional. Disponível em: http://senaiweb.fieb.org.br/areadocente/assets/Midia/2019/Livro_Msep_2019.pdf. Acesso em 12 out. 2019.

VYGOTSKY, Lev Semenovich; LEONTIEV, Alexis N.; LURIA, Alexander  Romanovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 2010. ícone Editora Ltda. Disponível em: <https://www.unifal-mg.edu.br/humanizacao/wp-content/uploads/sites/14/2017/04/VIGOTSKI-Lev-Semenovitch-Linguagem-Desenvolvimento-e-Aprendizagem.pdf>. Acesso em: 08 out. 2019.


Submetido em:
20/04/2020

Aceito em:
05/05/2020

5ed2cd050e88258d0be6aafa dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections