Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/63bda833a9539532c5064ac3
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

O DESENVOLVIMENTO DAS LICENCIATURAS NO BRASIL: DILEMAS, PERSPECTIVAS E POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE  

THE DEVELOPMENT OF DEGREES IN BRAZIL: DILEMMAS, PERSPECTIVES AND TEACHER TRAINING POLICY

Salmen Chaquip Bukzem (PUC-GO e FacMais) 1, Selêucia Garcia Rosa (SEDUC-GO e FacMais) 2

Downloads: 0
Views: 216

Resumo

Este ensaio tem como objetivo discutir o processo de criação e desenvolvimento das licenciaturas no Brasil apresentando os diferentes momentos desta trajetória e sua interação nos contextos socioeconômicos e político brasileiro a partir do trabalho de SANTOS, Cláudio Wilson dos; MORORÓ, Leila Pio, GATTI, B. e MANDELI, Aline de Souza. Apresenta as origens e o desenvolvimento da educação, passando pelos jesuítas, o surgimento das primeiras escolas públicas, sua evolução, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Apresenta questões políticas e econômicas neste processo como o período de governo militar e os baixos salários pagos aos profissionais do magistério. Discorre sobre a reforma universitária apresentando as frustações inicialmente advindas com este processo. O trabalho apresenta ainda o contexto e os desafios atuais para as licenciaturas bem como a trajetória de luta para a construção da Lei nº 9.394 -LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O trabalho discorre também sobre a escola, a formação do docente e o seu papel na sociedade.

Palavras-chave

História da Educação, Licenciaturas, Escola, Professores

Abstract

This essay aims to discuss the creation and development process of undergraduate degrees in Brazil, presenting the different moments of this trajectory and their interaction in the Brazilian socioeconomic and political contexts based on the work of SANTOS, Cláudio Wilson dos; MORORÓ, Leila Pio, GATTI, B. and MANDELI, Aline de Souza. It presents the origins and development of education, passing through the Jesuits, the emergence of the first public schools, their evolution, the Manifesto of the Pioneers of New Education. It presents political and economic issues in this process, such as the period of military government and the low wages paid to teaching professionals. Discusses the university reform, presenting the frustrations initially arising from this process. The work also presents the current context and challenges for teaching degrees, as well as the trajectory of the struggle for the construction of Law nº 9.394 -LDB: Law of Guidelines and Bases of National Education. The work also discusses the school, teacher training and its role in society.

Keywords

History of Education, Degrees, School, Teachers.  

Referencias

AZEVEDO, F. et al. Manifesto dos pioneiros da educação nova 1932 e dos educadores 1959. Recife: Massangana, 2010.

 AZEVEDO, Rodrigo. História da Educação no Brasil. Disponível em < https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/a-historia-da-educacao-no-brasil-uma-longa-jornada-rumo-a-universalizacao-84npcihyra8yzs2j8nnqn8d91/> Acesso em 21/04/2022.

FÁVERO, M. de L. A. Universidade no Brasil: das origens à reforma universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n28/a03n28.pdf. Acesso em: 14 jan. 2016.

 HAIDAR, Maria de Lurdes Mariotto. O ensino secundário no Império Brasileiro. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1972.

 GATTI, B. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Editora UFPR.

https://www.scielo.br/j/er/a/MXXDfbw5fnMPBQFR6v8CD5x/?format=pdf&amp;lang=pt

 MANDELI, A. de S. EaD e UAB: a consolidação da Fábrica de professores em Nível

Superior. In: EVANGELISTA, Olinda; SEKI, Allan Kenji (orgs.) et al. Formação de

professores no Brasil: leituras e contrapelo. Araraquara: Junqueira&Marin, 2017. Cap. 7.

MARCÍLIO, Maria Luiza. História da Escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / Instituto Fernand Braudel, 2005.

 MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Reforma Francisco Campos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/reforma-francisco-campos/>. Acesso em 21/04/2022.

 MINTO, L.W. A educação da miséria: particularidade capitalista e educação superior no Brasil. 1. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2014.

 PINHO, M. J. de. Política de formação de professores: intenção e realidade. Goiânia: Cânone, 2007.

 ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil: (1930/1973). 31. ed. [s. l.]: Vozes, 2007.

 VICENTINI, P. P.; LUGLI, R. G. Como se preparavam os professores para o ensino? In: VICENTINI, P. P.; LUGLI, R. G. As instituições em formação. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009. p. 27-66.

  

63bda833a9539532c5064ac3 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections