A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ronieris Bernardino dos Reis Silva; Francisco Renato Silva Ferreira; Amanda Rafaela Pereira Silva; Kalyne Madeira Furtado; Weslley Breno Silva Oliveira; Susan Nogueira Fernandes Belchior; Cilianne Édila Leandro de Sousa; Marta Coelho Bezerra Dantas
Resumo
O presente artigo analisa a utilização das metodologias ativas como ferramentas de inclusão e inovação pedagógica na educação básica contemporânea. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentação bibliográfica, examina como essas estratégias, baseadas no protagonismo discente, na colaboração e na autonomia, podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa, equitativa e humanizadora. Fundamentado em autores como Freire (2019), Moran (2021), Bacich e Moran (2018) e Valente (2019), o estudo evidencia que a aplicação consciente das metodologias ativas amplia a participação dos estudantes e fortalece a mediação docente, estabelecendo vínculos entre conhecimento, ética e convivência. Ao promover a interação entre teoria e prática, essas abordagens transformam o ambiente escolar em espaço de diálogo e de construção coletiva do saber, valorizando a diversidade e combatendo as barreiras excludentes. Os resultados apontam que a eficácia das metodologias ativas depende da formação contínua do professor e de sua capacidade de adaptar os processos educativos às singularidades de cada aprendiz. Conclui-se que a inovação metodológica, aliada a uma postura inclusiva e reflexiva, constitui um caminho promissor para a efetivação de uma escola democrática, capaz de unir sensibilidade, criticidade e compromisso com o direito de aprender.
Palavras-chave
References
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, 2020.
CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2017.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 15. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 2133–2144, 2008.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. Campinas: Papirus, 2021.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2021.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 7. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 13. ed. Campinas: Autores Associados, 2019.
SKLIAR, C. Pedagogia da diferença: o outro, o estrangeiro. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2017.
VALENTE, J. A. Aprendizagem ativa na era digital: o papel do professor e do aluno. São Paulo: Penso, 2019.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Submitted date:
11/03/2025
Reviewed date:
11/05/2025
Accepted date:
11/14/2025
