Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
ARTIGO DE REVISÃO

A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ronieris Bernardino dos Reis Silva; Francisco Renato Silva Ferreira; Amanda Rafaela Pereira Silva; Kalyne Madeira Furtado; Weslley Breno Silva Oliveira; Susan Nogueira Fernandes Belchior; Cilianne Édila Leandro de Sousa; Marta Coelho Bezerra Dantas

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Resumo

O presente artigo analisa a utilização das metodologias ativas como ferramentas de inclusão e inovação pedagógica na educação básica contemporânea. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentação bibliográfica, examina como essas estratégias, baseadas no protagonismo discente, na colaboração e na autonomia, podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa, equitativa e humanizadora. Fundamentado em autores como Freire (2019), Moran (2021), Bacich e Moran (2018) e Valente (2019), o estudo evidencia que a aplicação consciente das metodologias ativas amplia a participação dos estudantes e fortalece a mediação docente, estabelecendo vínculos entre conhecimento, ética e convivência. Ao promover a interação entre teoria e prática, essas abordagens transformam o ambiente escolar em espaço de diálogo e de construção coletiva do saber, valorizando a diversidade e combatendo as barreiras excludentes. Os resultados apontam que a eficácia das metodologias ativas depende da formação contínua do professor e de sua capacidade de adaptar os processos educativos às singularidades de cada aprendiz. Conclui-se que a inovação metodológica, aliada a uma postura inclusiva e reflexiva, constitui um caminho promissor para a efetivação de uma escola democrática, capaz de unir sensibilidade, criticidade e compromisso com o direito de aprender.

Palavras-chave

Metodologias ativas. Inclusão escolar. Educação básica.

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Submitted date:
11/03/2025

Reviewed date:
11/05/2025

Accepted date:
11/14/2025

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