Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/doi/10.5281/zenodo.17088332
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
ARTIGO DE REVISÃO

ÁREA CTS NO APRENDIZADO: INTERLIGANDO A FORMAÇÃO CIDADÃ NA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Emerson Aparecido Augusto; Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra; Plínio Gabriel João; Flalrreta Alves dos Santos Moura Fé; Cleliléia Neves Silva Crepaldi; Eliana Amaral de Oliveira Adriana Aparecida Silva; Orivaldo da Silva Lacerda Júnior; Alessandra Barboza Barros Almeida

Downloads: 0
Views: 17

Resumo

A área da Ciência, Tecnologia e Sociedade tem se acentuado assim como uma conduta essencial acerca da transformação da educação científica e tecnológica, ao articular a conexão através da cognição científica, a prosperidade tecnológica e as indagações sociais. O referido artigo tem por objetivo explorar de que modo o campo CTS coadjuva em direção a construção cidadã, englobando atributos éticos, sociais e ambientais no sistema didático-pedagógico. A metodologia empregada fundou-se numa revisão bibliográfica de temáticas e documentos que aludem acerca da prática do campo CTS na educação, peculiarizando seus padrões e efeitos educativos na promoção do raciocínio crítico dos alunos. Os notáveis resultados apontam que a construção do campo CTS oportuniza um conhecimento sistematizado, que incentiva a ponderação acerca da responsabilidade do campo da ciência e tecnologia na sociedade, robustecendo o discernimento crítico bem como o comprometimento formal dos estudantes. Conclui-se que o campo CTS é primordial em direção a uma educação científica e tecnológica mais adaptada e humana, apta a enredar os estudantes sobre os reveses modernos e a fim de que possuam uma contribuição eficiente na edificação de uma sociedade sustentável e igualitária.

Palavras-chave

Campo CTS. Educação. Formação Cidadã.

References

AUGUSTO, Emerson Aparecido; GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues. Entre Saberes e Valores: a integração da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ética. 2025. Disponível em: https://www.rehcol.com/index.php/rehcol/article/view/51 . Acesso em: 09 set. 2025.

 

MIRANDA, A. L. Da natureza da tecnologia: uma análise filosófica sobre as dimensões ontológica, epistemológica e axiológica da tecnologia moderna. 2002. 161f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Programa de Pós-graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/mzxknTRyQvxGrsQbSNwXgHt/?format=html&lang=pt. Acesso em: 03 set. 2025.

 

OLIVEIRA, L. T. de; CARVALHO, A. Public engagement with science and technology: contributos para a definição do conceito e a análise da sua aplicação no contexto português. Observatório (OBS*) Journal, Braga, v. 9, n. 3, p. 155-178, 2015. DOI: 10.15847/obsOBS932015857. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/w3ySHsjqBvp3Q9fCtdt9t5H/?lang=pt. Acesso em: 03 set. 2025.

 

OSORIO, C. O. M. La educación científica y tecnológica desde el enfoque en Ciencia, Tecnología y Sociedad: aproximaciones y experiencias para la educación secundaria. Revista Ibero-Americana de Educação, Madrid, n. 28, p. 61-81, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/S97k6qQ6QxbyfyGZ5KysNqs/?format=html&lang=pt. Acesso em: 04 set. 2025.

 

PALÁCIOS et al. (Org.). Introdução aos Estudos CTS:(Ciência, Tecnologia e Sociedade). Brasília, DF: Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/w3ySHsjqBvp3Q9fCtdt9t5H/?lang=pt. Acesso em: 03 set. 2025.

 

SILVA, J. L. Estudo CTS: Origem, evolução e sua importância nas práticas educativas. In: SILVA, J. L; ARAÚJO, V. M. S. (Org.). Debates Interdisciplinares no contexto educacional. Curitiba: Editora CRV, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3174/3312. Acesso em: 14 ago. 2025.

 

YAGER, R. E. (Ed.), Science/Technology/Society: as a Reform in Science Education. New York: State University of New York, 1996. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4460/2817. Acesso em: 15 ago. 2025.


Submitted date:
08/25/2025

Reviewed date:
09/02/2025

Accepted date:
09/09/2025

68c07338a95395059f369456 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections