ÁREA CTS NO APRENDIZADO: INTERLIGANDO A FORMAÇÃO CIDADÃ NA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Emerson Aparecido Augusto; Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra; Plínio Gabriel João; Flalrreta Alves dos Santos Moura Fé; Cleliléia Neves Silva Crepaldi; Eliana Amaral de Oliveira Adriana Aparecida Silva; Orivaldo da Silva Lacerda Júnior; Alessandra Barboza Barros Almeida
Resumo
A área da Ciência, Tecnologia e Sociedade tem se acentuado assim como uma conduta essencial acerca da transformação da educação científica e tecnológica, ao articular a conexão através da cognição científica, a prosperidade tecnológica e as indagações sociais. O referido artigo tem por objetivo explorar de que modo o campo CTS coadjuva em direção a construção cidadã, englobando atributos éticos, sociais e ambientais no sistema didático-pedagógico. A metodologia empregada fundou-se numa revisão bibliográfica de temáticas e documentos que aludem acerca da prática do campo CTS na educação, peculiarizando seus padrões e efeitos educativos na promoção do raciocínio crítico dos alunos. Os notáveis resultados apontam que a construção do campo CTS oportuniza um conhecimento sistematizado, que incentiva a ponderação acerca da responsabilidade do campo da ciência e tecnologia na sociedade, robustecendo o discernimento crítico bem como o comprometimento formal dos estudantes. Conclui-se que o campo CTS é primordial em direção a uma educação científica e tecnológica mais adaptada e humana, apta a enredar os estudantes sobre os reveses modernos e a fim de que possuam uma contribuição eficiente na edificação de uma sociedade sustentável e igualitária.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
25/08/2025
Revisado em:
02/09/2025
Aceito em:
09/09/2025