OS IMPACTOS DO CURRÍCULO EDUCACIONAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Andressa Silva Miranda; Aurelina Oliveira Alves; Quiteria Rosa Pereira Oliveira; Socorro Aclècia Araújo Pereira Medeiros; Fátima Carmelo Balthazar da Silveira Lima; Ieda Pinheiro da Silva Oliveira
Referências
BITTAR, E. C. B. Direito e ensino jurídico: legislação educacional. São Paulo: Atlas, 2010.
BRASIL. CF. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.
BRASIL. MEC - Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução nº. 2, de 7/04/1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 15 abr. 1998.
BRASIL. LDB - Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, ano CXXXIV, n. 248, 23/12/1996, p. /27833-27481.
BRASIL. ECA - Estatuto da criança e do adolescente. Lei nº 8069, de julho de 1990.
BRASIL. LDB. Lei 4.024/61. Estabelece as diretrizes e bases para a educação brasileira. 1961.
BRZEZINSLLI, I. (org.). LDB Interpretada. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BURNIER, S. Pedagogia por competências. Pedagogia das competências: conteúdos e métodos. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, Set/Dez 2001.
CUNHA, L. A. A Universidade reformada: o golpe... A universidade crítica: o ensino superior na república populista. 3. ed. São Paulo: UNESP, 2007.
ESCOLA DE GOVERNO. Os direitos humanos na declaração universal de 1948 e na constituição brasileira em vigor. 2017. Disponível em: http://www.escoladegoverno.org.br/artigos/115-direitos-humanos-declaracao-1948. Acesso em: 28 mai. 2017.
FREITAS, S. N. A formação do professor de educação especial. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1998.
GARDNER, H.; Estrutura da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto
Submetido em:
02/06/2025
Revisado em:
05/06/2025
Aceito em:
13/06/2025