Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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ARTIGO DE REVISÃO

A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA

Paulo Roberto Teixeira da Silva; Marlucia Bandeira Rodrigues Ramos; Ivonei Gomes Marinho; Jerry Gleison Salgueiro Fidanza Vasconcelos; Rita de Cassia Barbosa Arouca; Claudio Teles Santana

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Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a análise da prática docente na Educação Infantil. Por meio deste, foi possível identificar como é entendido o cuidar e o educar pelos profissionais que atuam neste nível de educação básica, bem como suas práticas reflexivas, teorias e concepções sobre o ensinar e o aprender, relacionados ao desenvolvimento integral da criança de 0 e 5 anos. A referência para o educador que trabalha com esta modalidade de ensino da educação básica deve ser o cuidar sem o assistencialismo e o direito de educar e não, a precoce escolarização. Nas escolas infantis, o foco principal deve ser a criança pequena e não um adulto em miniatura.

Palavras-chave

Educação Infantil, Prática Docente, Cuidar e Educar.

Referências

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Submetido em:
02/06/2025

Revisado em:
06/06/2025

Aceito em:
13/06/2025

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