Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/doi/10.5281/zenodo.15653676
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
ARTIGO DE REVISÃO

AS TICS NA EDUCAÇÃO POTENCIALIZANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Paulo Roberto Teixeira da Silva; Marlucia Bandeira Rodrigues Ramos; Ivonei Gomes Marinho; Rita de Cassia Barbosa Arouca; Maria Solange de Souza Queiroz; Socorro Aclècia Araujo Pereira Medeiros

Downloads: 0
Views: 14

Resumo

A sociedade tem sofrido transformações em seu percurso histórico através da construção do conhecimento e por ser dinâmica, também os processos pedagógicos devem sê-lo. Nesta perspectiva o docente tem assumido a função de mediador do conhecimento e não mais o detentor absoluto do mesmo, para tanto sua práxis deve priorizar o protagosnismo e autonomia frente ao processo ensino-aprendizagem. O docente é um formador e um agente transformador, portanto ele deve estar atento as mudanças decorrentes na sociedade, principalmente quanto às novas formas de ensino-aprendizagem disponíveis no mercado que o possibilitem desempenhar suas atividades com maior eficiência e eficácia. Com a informatização, bem como cada vez mais pessoas cercadas por tecnologia como tablets, televisões, computadores e celulares o docente não pode ficar distante dessa nova realidade potencializando essa construção de conhecimento através da TICs. Para tanto surge a necessidade do docente reconhecer e realizar o uso dessas ferramentas de alinhadas a um objetivo pedagógico articulando os saberes a fim da construção de conhecimento em matemática.

Palavras-chave

Conhecimento, desenvolvimento, educação.

Referencias

BARRETO, Flavio Chame. ALMEIDA, Nadia J.R. de. Educação escolar: evolução histórica, teorias, práticas docentes e reflexões. 1 ed. São Paulo: Érica, 2014.

 

BORBA, Marcelo C.; PENTEADO, Miriam G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autên- tica, 2001. 98p.

 

BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonéia da – Educação e novas tecnologias: um repensar. 2ª ed. Curitiba: Editora InterSaberes, 2015.

 

CAMPOS, Casemiro de Medeiros. Saberes docentes e autonomia dos professores. 6. Ed. – Petrópolis, EJ: Vozes, 2013.

 

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MARTINI, Renato. Sociedade da Informação: para onde vamos. 1ª Ed. São Paulo: Trevisan Editora, 2017.

 

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar

lá. Campinas, SP: Papirus, 2013.

 

PONTE, João P. Concepções dos professores de matemática e processos de formação. In: Educação Matemática: temas de investigação. PONTE, João P. (Org.). Lisboa: IIE, 1992. p. 185-239.

 

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. São Paulo: Atlas, 2013.

 

SERRAZINA, Maria L.; MATOS, José M. Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996. 294p.

 

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

 

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. A educação escolar no contexto das tecnologias da informação e da comunicação: desafios e possibilidades para a prática pedagógica curricular. Bauru: Revistafaac. [online], p. 35-45. vol. 1, n. 1, set. 2011.

 

VELOSO, Renato. Tecnologias da Informação e Comunicação: desafios e perspectivas. São Paulo, 2017.


Submitted date:
03/06/2025

Reviewed date:
10/06/2025

Accepted date:
12/06/2025

684b9258a9539542f27fd822 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections