Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/doi/10.4322/2675-4177.2021.003
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

NOTAS SOBRE A REPRESENTATIVIDADE FEMININA: DA LITERATURA AO CINEMA CONTEMPORÂNEO

NOTAS SOBRE A REPRESENTATIVIDADE FEMININA: DA LITERATURA AO CINEMA CONTEMPORÂNEO

Alexandra Vitória Modesto Feitoza 1, Emer Merari Rodrigues 2

Downloads: 4
Views: 747

Resumo

A literatura e o cinema constituem duas das diversas manifestações artísticas que acompanham os avanços sociais, políticos, culturais e estéticos de uma sociedade. Partindo deste pressuposto, percebe-se que, por séculos, as artes literárias e cinematográficas foram realizadas através de uma perspectiva hierárquica e patriarcal, levando à construção de modelos tradicionalmente excludentes, como a ausência de uma representatividade mais ativa do público feminino. Com o surgimento de movimentos feministas, em meados do século XX, as mulheres começaram a analisar, criticar e a julgar o conceito da identidade “mulher” que sempre foi disseminado nos cânones ficcionais de maneira universal, colocando-as em uma posição marginalizada e submissa. Assim, fez-se necessário uma reinterpretação das obras produzidas geralmente por homens, cuja visão assumiu o papel de justificar a subjugação feminina. O presente artigo objetiva trazer análises sobre algumas obras contemporâneas (como livro O Conto da Aia, de Margaret Atwood e o filme Mulan, lançado pela Disney), dando ênfase na nova construção simbólica que permite, mesmo que de forma sutil, a emancipação da figura frágil e dependente da mulher, trazendo uma reflexão atualizada sobre o seu lugar no mundo e na cultura.

Palavras-chave

Mulheres. Literatura. Cinema. Identidade. Representação.

Abstract

Literature and cinema are two of several artistic manifestations that accompany the social, political, cultural and aesthetic advances of a society. Based on this assumption, it is clear that, for centuries, the literary and cinematographic arts were carried out through a hierarchical and patriarchal perspective, leading to the construction of traditionally exclusionary models, such as the absence of a more active representation of the female public. With the emergence of feminist movements in the mid-twentieth century, the women began to analyze and judge the concept of "woman" identity that has always been universally disseminated in fictional canons, placing them ina marginalized and submissive position. Thus, it was necessary to reinterpret the works usually produced by men, whose vision assumed the role of justifying female subjugation. This article aims to bring analysis of some contemporary works (such as the book "The Handmaid's Tale" by Margaret atwood and the film "Mulan", released by Disney), emphasizing the new symbolic construction that allows, even if in a subtle way, the emancipation of the fragile and dependent figure of women, bringing an updated reflection on their place in the world and culture. 

Keywords

Women. Literature. Cinema. Identity. Representation.

Referências

ATWOOD, Margaret. O Conto da Aia. Trad. Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo.  Rio de Janeiro:  Nova Fronteira, 1990.

BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo Vol 2: A Experiência Vivida, Difusão Européia do Livro, 1967.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo – fatos e mitos.  Tradução de Sérgio Milliet. 4 ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1980.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. 2.ed. Trad. de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

COLLINS, Suzanne. Jogos Vorazes. Trad. Alexandre D’elia.  Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

GALBIATI, M.A. Revendo o gênero: a representação da mulher no Bildungsroman feminino contemporâneo. 2013. 120 f. Tese (Doutorado em Literatura) – Universidade Estadual Paulista. São José do Rio Preto.

HERZOG, Clarice. Como a propaganda retrata a mulher: uma nova leitura sete anos depois. São Paulo: Standard, Ogilvy & Mather, 1987. Mimeo.

KAPLAN, E. Ann. Women and film: both sides of the camera. Londres, Nova York: Routledge, 1983.  p.259

LAURETIS, Tereza de. Alice Doesn't: feminist, semiotics, cinema: an introduction London: The Mainillan Press, 1978.

MULVEY, Laura. Prazer Visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail. (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1983. 475 p. pt. 3, p. 437-454.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2007.

RABIN, Nathan. [CINEMA] Manic Pixie Dream Girl, Teste de Bechdel e a representação feminina Disponível em: https://deliriumnerd.com/2016/06/14/manic-pixie-dream-girl-teste-de-bechdel-representacao-feminina/. Acesso em: 11 de Dez. 2020.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2004.

WOLLSTONECRAFT, Mary. A vindication of the rights of womarr. with. strictures on political and moral subjects. New York: The Modem Library, 2001.

 

REFERÊNCIAS FÍLMICAS

FROZEN: UMA AVENTURA CONGELANTE. Direção: Jennifer Lee e Chris Buck. EUA: Walt Disney Pictures, 2014. 109 min.

MULAN. Direção:Tony Bancroft e Barry Cook. EUA: Walt Disney Pictures, 1998. 88 min. Mulan. Direção: Niki Caro. EUA: Walt Disney Pictures, 2020. 120 min.

 


Submetido em:
18/11/2020

Aceito em:
02/12/2020

60381bd7a953954ec5197662 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections