Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

Arte-educação e Saúde mental: a inserção do arte-educador

Jessica Toneloto Mendes 1, Regiane Cristina Neto Okochi 2.

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Resumo

Este artigo apresenta duas áreas de conhecimento, que a partir das necessidades humanas se encontraram e envolveram, com o intuito de estabelecer o equilíbrio entre os estados físicos, mentais, emocionais e sociais. Na fluência do encontro entre a saúde mental e a arte-educação fez surgir o objetivo desta pesquisa, que é descrever na literatura contemporânea quais os teóricos que apontam o arte-educador como profissional capaz de estimular a socialização dos pacientes no campo da Saúde Mental por meio da arte. Esclareceu-se que a arte, antes de ser considerada terapêutica, é uma atividade humana e cultural. O campo da Saúde Mental se mostrou como um espaço privilegiado e admissível para que os arte-educadores possam aplicar suas metodologias. A pesquisa contribuiu para legitimar novas práticas e cuidados ofertados pelos serviços substitutivos, CAPS, especialmente, no tocante à arte.

Palavras-chave

Arte-educação. Saúde mental. Arte-educador  

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Submetido em:
16/07/2020

Aceito em:
12/08/2020

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