Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/doi/10.4322/2675-4177.2020.015
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Artigo de Revisão

CONCEPÇÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: compreensões de egressas do Curso de Pedagogia/PARFOR/Serrinha-BA

Maria Manoela dos Santos Silva 1, Ivonete Barreto de Amorim 2, Raiane Cordeiro de Araújo 3

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Resumo

O artigo foi oriundo da pesquisa de IC vinculada à UNEB/ Campus XI, tendo como questão de investigação: Como se dão as concepções de desenvolvimento profissional de egressas do PARFOR/Pedagogia-Serrinha/BA? E o seguinte objetivo: Analisar as concepções acerca do desenvolvimento profissional de egressas do PARFOR/Pedagogia-Serrinha/BA. O referencial teórico ancora-se em: Day (2001; 2004); Garcia (2007); Gatti e Barreto (2009); Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), dentre outros. A metodologia utilizada se consistiu em uma pesquisa qualitativa, tendo como colaboradoras da pesquisa duas professoras oriundas do Curso de Pedagogia do Parfor. Conclui-se que a formação, apesar da sua relevância, não é a única via de desenvolvimento profissional. Assim, este estudo traz contribuições para ampliar a compreensão dos conceitos de concepção e desenvolvimento profissional no atual contexto das egressas do Curso de Pedagogia/PARFOR em Serrinha-BA.

Palavras-chave

Desenvolvimento profissional. Egressas. Parfor.

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Submetido em:
07/06/2020

Aceito em:
22/07/2020

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