Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/doi/10.4322/2675-4177.2020.014
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

Tecnologia: ferramenta de estratégia para o ensino na educação superior

Alexandro Ferreira Garcia 1, Jéssica Grisiane Aprijo Cordeiro Rito 2

Downloads: 0
Views: 454

Resumo

O presente artigo trata a respeito da importância da tecnologia como ferramenta de estratégia para o ensino na educação superior, sendo uma ferramenta de benefícios para os docentes e discentes, na facilitação do processo de ensino e aprendizagem com o uso adequado, cita-se a importância da mediação pedagógica no ambiente colaborativo de aprendizagem. Apresenta a tecnologia enquanto ferramenta para atender as necessidades, individuais e coletivas, sua contribuição ao encontro do professor como mecanismo auxiliar, para a possibilidade de envolvimento de conteúdo interdisciplinar, excluindo a polêmica sobre o uso da mesma na educação, cita-se algumas TIC / tecnologias da educação que podem ser usadas como estratégias para os docentes referente ao uso adequado. Acredita-se que o uso adequado da TIC em sala de aula, constituirá um leque de novas perspectivas para o desenvolvimento do currículo escolar, para a prática pedagógica reflexiva, e auxilia na formação do profissional, de maneira crítica, na construção do currículo tendo como suporte pedagógico, facilitador do ensino aprendizagem a utilização dessas ferramentas. O benefício do uso das tecnologias iniciou no ano de 1994 onde houve a expansão da internet nas Instituições de Ensino Superior (IES) as universidades brasileiras começaram a ofertar cursos superiores à distância e a utilizar as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) com maior frequência e tal oferta beneficia o docente e discente e o presente artigo relata sobre os benefícios até os dias atuais, com respaldo de autores que reforçam o uso da TIC como ferramenta em sala de aula.

Palavras-chave

Artigo. Tecnologia. Benefícios. Docentes.

References

FAVA, Rui. Educação 3.0: Aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.

KELLY, Louis G. 25 Centuries of Language Teaching. Rowley, MA: Newbury House, 1969.

MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias, 2004.

OLIVEIRA , Márcio Romeu Ribas. O Primeiro Olhar: Experiência com Imagens na Educação Física Escolar.Tese (Mestrado em Educação Física) Centro de Desportos – Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, 2004.

PEÑA, Maria De Los Dolores Jimentes. Ambientes de aprendizagem virtual: O desafio à prática docentes, 2004.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. V.3. p.41 eds. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SLOCZINSKI, Helena; CHIARAMONTE, Marilda Spindola. Ambiente virtual: interação e aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 8, n. 1, 2005. Disponível em: < https://www.seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/9631> Acesso em: 23 de janeiro 2020.

TAROUCO, Liane Magarida Rackenbach.; KONRATH, Mary Lúcia Pedroso.; CRVALHO, Marie Jane Soares.; AVILA, Bárbara Gorziza. TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach et al. Formação de professores para produção e uso de objetos de aprendizagem. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1, 2006. Disponível em: < https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13886/7802> Acesso em: 17 de janeiro 2020.

TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Ed. Cortez, 200


Submitted date:
07/06/2020

Accepted date:
07/28/2020

5f4acf6d0e8825117473f44c dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections