Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo

HOMESCHOOLING: A FUNCIONALIDADE DO ENSINO DOMICILIAR E A ANTIJURIDICIDADE PERANTE O ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

HOMESCHOOLING: THE FUNCTIONALITY OF HOME TEACHING AND THE ANTI-JURIDITY BEFORE THE BRAZILIAN LEGAL SYSTEM

1.André Felipe Vilanova Costa; 2. Meiriele de Sousa Medeiros

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Resumo

Este artigo trata sobre o homeschooling e o seu reconhecimento como uma opção de aplicação da educação, por parte da família, em seguir uma modalidade diferente da que é presenciada nas escolas, abordando o referido método como uma forma de obter diante das crianças um ensino que possibilite aos pais acompanharem mais de perto os passos de seus filhos perante o desenvolvimento do mundo atual. Procura-se analisar a real função desse instituto para aplicação de uma educação de qualidade e que é voltada para as particularidades de cada criança em obter um ensino de qualidade e a vivência do ambiente familiar, com as suas características e vivências. O estudo foi desenvolvido com base na bibliografia especializada sobre o tema, bem como obras de Barbosa (2013), Andrade (2014) e Clark (2016); e na observação da normatização em vigor e os projetos de leis pertinentes a regularização desse instituto em nosso ordenamento jurídico. Utilizou-se o método comparativo para a conclusão dos elementos legislativos. E o método de história de vida com a função de compreender os motivos que levaram a Família Cunha a aplicar a educação domiciliar com os filhos. Dessa forma, tendo como fundamento a Constituição Federal, busca-se analisar os motivos pelos quais este modelo educacional não possui estandardização, uma vez que no Poder Judiciário brasileiro existem Projetos de Leis e lides de famílias que aplicam o ensino domiciliar e se sentem coagidas a continuar ou não com esse processo.

Palavras-chave

Homeschooling. Projetos de lei. Educação.

Abstract

1.490 / 5.000

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This article deals with homeschooling and its recognition as an option for the application of education, on the part of the family, in following a modality different from that which is witnessed in schools, approaching the referred method as a way of obtaining, in front of the children, a teaching that enable parents to follow their children's steps more closely in the face of the development of today's world. It seeks to analyze the real function of this institute for the application of a quality education that is focused on the particularities of each child in obtaining a quality education and the experience of the family environment, with its characteristics and experiences. The study was developed based on the specialized bibliography on the subject, as well as works by Barbosa (2013), Andrade (2014) and Clark (2016); and in observing the regulations in force and the bills relevant to the regularization of this institute in our legal system. The comparative method was used to conclude the legislative elements. And the life story method with the function of understanding the reasons that led the Cunha Family to apply home education with their children. In this way, based on the Federal Constitution, the aim is to analyze the reasons why this educational model does not have standardization, since in the Brazilian Judiciary Power there are Law Projects and family disputes that apply homeschooling and feel coerced to continue with this process or not.

Keywords

Homeschooling. Bills. Education.

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Submetido em:
18/04/2020

Aceito em:
18/05/2020

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