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Artigo de Revisão

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: COMO ALFABELETRAR A CRIANÇA AUTISTAS?

LITERACY AND LITERACY: HOW TO TEACH AUTISTIC CHILDREN’S LITERACY?

Viviane Silva Oliveira 1, Elisângela Maura Catarino 2

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Resumo

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento e se define por níveis; dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é compreender o processo de alfabetização e letramento de alunos dentro Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), apresentando métodos e estratégias de alfabetização para o ensino regular dos alunos com TEA. Justifica-se o estudo desse projeto ao número de diagnósticos de crianças com TEA que vem crescendo gradativamente dentro das escolas, e faz se de suma importância ser estudado e analisado mais a fundo. Para desenvolver esse projeto de pesquisa, foi necessária uma busca em sites, como Google Acadêmico, Scielo, revisões bibliográficas entre outros de textos e revistas. Fez-se necessário incluir autores como Soares (2003, 2010), Freire (1983), Gadia (2006), DSM (2022), LDB (1996), dentre outros. Espera-se que este trabalho contribua significativamente para o processo de alfabetização e de letramento de crianças com TEA. As estratégias e os métodos apresentados buscam servir como guias no contexto do ensino, visando a uma abordagem mais inclusiva e eficaz para alunos com autismo.

Palavras-chave

Autismo, Alfabetização, Letramento, Métodos

Abstract

Autism is a disorder of cognitive development, and is defined by levels of support, so the general aim of this work is to understand the literacy process of students with autism spectrum disorder (ASD), presenting methods and literacy strategies for the regular education of students with ASD. The study of this project is justified because the number of diagnoses of children with ASD has been growing gradually within schools, and it is of the utmost importance to be studied and analyzed in greater depth. In order to develop this research project, it was necessary to search for texts and journals on sites such as Google Scholar, Scielo and others. It was necessary to bring in authors such as Soares (2003,2010), Freire (1983), Gadia (2006), DSM (2022), LDB (1996) and others. It is hoped that this work will make a significant contribution to the literacy process of children with ASD. The strategies and methods presented seek to serve as guides in the teaching context, aiming for a more inclusive and effective approach for students with autism.

Keywords

Autism, Literacy, Literacy, Methods

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Submetido em:
14/11/2023

Aceito em:
20/12/2023

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