Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/65860801a953956934700863
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

DESEJO: uma reflexão para o processo ensino aprendizagem

DESIRE: a reflection on the teaching-learning process

Sandra Luzia Leite Amorim

Downloads: 0
Views: 117

Resumo

No tear da presente discussão, este artigo apresenta os desafios vivenciados pelo professor na prática pedagógica e sua possível superação a partir do despertar o desejo no processo ensino aprendizagem. A problemática em questão traz a indagação se é possível despertar o desejo no processo ensino aprendizagem? Na tentativa de explicitar a emersão do desejo utilizou-se alguns aportes teóricos, dentre eles: Libâneo e Paulo Freire para fundamentar a concepção de ensino Liberal Tradicional, e em seguida para concepção Histórico­Cultural, Vigotsky, no desenvolvimento humano, e nas premissas da Teoria do Ensino Desenvolvimental, em Davydov, Libâneo e Freitas, com os eixos: a mediação pedagógica como necessária para a aprendizagem e na atividade de estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico interligado ao desejo. Neste contexto observou que ambos fatores são indissociáveis e essenciais para a despertar o desejo no processo ensino aprendizagem e ainda como fator primordial na construção do sujeito criativo, crítico e reflexivo capaz de atuar na sociedade.

Palavras-chave

Desejo. Mediação. Atividade de estudo. Pensamento teórico. Ensino e aprendizagem

Abstract

In the loom of the present discussion, this article presents the challenges experienced by the teacher in the pedagogical practice and its possible overcoming from awakening the desire in the teaching-learning process. The issue in question brings the question whether it is possible to awaken desire in the teaching-learning process? In an attempt to explain the emergence of desire, some theoretical contributions were used, among them: Libâneo and Paulo Freire to base the Traditional Liberal teaching conception, and then for the Cultural-Historical conception, Vygotsky, in human development, and in the premises of the Theory of Developmental Teaching, in Davydov, Libâneo and Freitas, with the axes: pedagogical mediation as necessary for learning and in the study activity as a condition for the development of theoretical thinking linked to desire. In this context, he observed that both factors are inseparable and essential to awaken desire in the teaching-learning process and also as a primordial factor in the construction of a creative, critical and reflective subject capable of acting in society.

 

Keywords

Desire. Mediation. Study activity. Theoretical thinking. Teaching and learning.  

Referências

 DAVIDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na Psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. [S. l.: s. n], 1986.

____________. O que é a Atividade de Estudo. Revista Escola Inicial, n. 7, p. 1­7, 1999.

 FREIRE, Paulo.  Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

_____________. Educação como prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

_____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / São Paulo: Paz e Terra, 1996.

 LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

­­­­__________________. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. – 6ª ed.rev. e ampl. – São Paulo: Heccus Editora, 2015.

__________________. DIDÁTICA; Velhos e novos temas. Edição do autor, Mai. 2002. Disponível em: < http://www.4shared.com/document/nv9ZqZAZ/Jose_ Carlos_Libaneo_-_Livro_Di.htm> Acesso em 02/02/2023.

__________________. Escola de tempo integral em questão: lugar de acolhimento social ou ensino-aprendizagem? In: BARRA, V.M da (Org). Educação: ensino, espaço e tempo na escola de tempo integral. Goiânia: Cegraf, v.1, p.4-309, 2014.

__________________..A didática e aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira e Educação. Rio de Janeiro, n. 27, Set/Out/Nov/Dez 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a01.pdf. Acesso em 18/01/2023.

__________________.Pedagogia tradicional: notas introdutórias..2012. Disponível em:http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Pedagogia%20Tradicional%202012%202.pdf Acessado em 18/01/2023.

 LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. da M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico­científico. In.: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013. p. 315­350.

 OLIVEIRA, D. A. Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Número Especial1, p. 17-35, 2010.

 SOUZA, S. O. O professor de sala de aula: as mazelas de uma profissão. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais da Eduvale, v. 4, nº 6, p. 1-9, 2011. 

VYGOTSKY, L. S., A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______________. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.


Submetido em:
24/10/2023

Aceito em:
14/12/2023

65860801a953956934700863 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections