Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

INCONSISTÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE

INCONSISTENCIES IN INITIAL TEACHER TRAINING

Meire Cintia Dutra 1, Dostoiewski Champangnatte Marcelo Máximo Purificação

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Resumo

A temática abordada no presente artigo refere-se a determinadas inconsistências quanto à formação inicial dos professores com uma vertente na contemporaneidade. A questão central que norteou o presente trabalho é:  quais são os principais fatores históricos que contribuíram para o alargamento dessas inconsistências na formação inicial do professor? A importância da presente pesquisa está em verificar a relevância da formação inicial do professor e analisar sua história, para compreender a precariedade desse setor em alguns pontos primordiais, mister se faz avaliar o que se estabelece nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, ou seja, o que se expõe nessa resolução sobre o tema envolto, e refletir sobre os aspectos dessa formação no contexto educacional desse profissional na atualidade. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, que consiste em leituras qualitativas de diversas obras sobre o tema proposto.

Palavras-chave

Graduação. Professor. Mercado de Trabalho

Abstract

The theme addressed in this article were determined inconsistencies regarding the initial training of teachers with a contemporary aspect. The central question that guided the present work is: what are the main historical factors that contributed to the expansion of these weaknesses in the initial formation of teachers? The importance of this research lies in verifying the relevance of the initial formation of the teacher and analyzing its history, to understand the precariousness of this sector in some primordial points, it is necessary to evaluate what is established in the National Curriculum Guidelines for the Initial Training of Teachers for Basic Education, that is, what is exposed in this resolution on the subject involved, and reflect on the aspects of this training in the educational context of this professional today.The methodology used was bibliographical, which consists of qualitative readings of several works on the proposed theme.

Keywords

Graduation. Teacher. Labor Market

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Submetido em:
25/10/2023

Aceito em:
11/12/2023

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