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Artigo de Revisão

ENSINO DE FILOSOFIA: UM PROBLEMA PEDAGÓGICO?

TEACHING PHILOSOPHY: A PEDAGOGICAL PROBLEM?

Warley Kelber Gusmão de Andrade 1, Rejane Oliveira da Silva 2.

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Resumo

Ao abordarmos as questões que envolvem o ensino da disciplina Filosofia na educação básica, devemos nos atentar à forma como esse ensino vem sendo tratado no processo educacional, pois esse fator é fundamental na consolidação desse modo de conhecimento como um elemento vital na formação humana. Assim, este ensaio tem como objetivo discutir e analisar as diversas questões que envolvem o ensino de filosofía na educação básica. E o que se percebe, é que o ensino da filosofia vem ocorrendo somente de forma pedagógica, tornando-o fragmentado, tecnicista e automatizado, e consequentemente ineficaz.

Palavras-chave

Educação, filosofia, ensino, aprendizagem.  

Abstract

When approaching the issues involving the teaching of Philosophy in basic education, we must pay attention to the way this teaching has been treated in the educational process, since this factor is fundamental in the consolidation of this mode of knowledge as a vital element in human formation. Thus, this essay aims to discuss and analyze the various issues that involve the teaching of philosophy in basic education. And what can be seen is that the teaching of philosophy has been taking place only in a pedagogical way, making it fragmented, technical and automated, and consequently ineffective.

Keywords

Education, philosophy, teaching, learning.

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Submetido em:
03/04/2023

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