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Artigo de Revisão

A Educação como caminho de transformação social na visão de Paulo Freire

Education as a path of social transformation in Paulo Freire's view

Flaviana Lourenço dos Reis (FacMais)

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Resumo

Esse trabalho tem por objetivo analisar a educação brasileira e a dominação vigente no sistema educacional que em muito se utilizam da educação como ato político de alienação de uma parcela da sociedade. Discorreremos sobre a perspectiva da bibliografia de Paulo Freire; ela nos traz a consciência de tais atos de forma discriminatória. Analisaremos o papel da educação como caminho para a transformação social das classes menos favorecidas em que foram negadas os processos democráticos e de cidadania. Foi realizado uma abordagem histórica da educação no Brasil e de seus mecanismos de opressão apontando as consequências dessa exclusão no meio social, o descaso do Estado com a educação e o temor que as elites possuem de uma educação libertadora; temor que se possa atingir a questão dos níveis sociais e, consequentemente, poder proporcionar mudanças nas estruturas da sociedade capitalista atual. Propusemos aqui expor a importância do professor progressista atuando como mediador para o desenvolvimento educacional dos alunos, bem como sua prática pedagógica pautada nas liberdades intelectuais, individuais, assim como suas vivências e experiências no mundo que os cercam, valorizando o diálogo e o possível desenvolvimento de cada um nos processos transformadores e libertadores que poderão desmascarar o que há por trás das nossas políticas educacionais. 

Palavras-chave

Transformação social. Alienação. Educação. Professor progressista.

Abstract

The objective of this work is to analyze Brazilian education and the prevailing domination in the educational system, which in many ways use education as a political act of alienation of a portion of society. We will discuss the perspective of Paulo Freire's bibliography; it makes us aware of such acts in a discriminatory way. We will analyze the role of education as a path to the social transformation of the less favored classes in which democratic and citizenship processes were denied. A historical approach to education in Brazil and its mechanisms of oppression was carried out, pointing out the consequences of this exclusion in the social environment, the State's disregard for education and the fear that the elites have of a liberating education; fear that the question of social levels could be reached and, consequently, be able to provide changes in the structures of the current capitalist society. We proposed here to expose the importance of the progressive teacher acting as a mediator for the educational development of students, as well as their pedagogical practice based on intellectual and individual freedoms, as well as their experiences in the world that surround them, valuing dialogue and the possible development of each one in the transforming and liberating processes that will be able to unmask what is behind our educational policies.

Keywords

Social transformation. Alienation. Education. progressive teacher

Referências

DEWEY, John. Como Pensamos. 3ª ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1959. (pág.13 a 25).

FREIRE, Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

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FREIRE, Professora sim, tia não cartas a quem ousa ensinar. 1ª ed. São Paulo: Olho dágua, 1997.

FREIRE, Educação como prática da Liberdade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GAUTHIER; TARDIF, A Pedagogia Teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. 2ª ed: Editora Vozes, 2014.


Submetido em:
10/11/2022

Aceito em:
30/12/2022

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