Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/63af081ca953952c131de962
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

Habilidades Motoras de Crianças Na Educação Infantil: Um Estudo Comparativo

Motor Skills of Children in Kindergarten: A Comparative Study

Kétlin Juliana da Silva 1, Diego Matheus Schaab 2, Mônica Faber 3, Denise Bolzan Berlese 4

Downloads: 0
Views: 174

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetivou comparar as habilidades motoras de crianças que frequentam as escolas de Educação Infantil da rede municipal da cidade de Campo Bom- RS, com e sem a presença do professor de Educação Física. Método: Foram avaliadas 42 crianças nas habilidades motoras de equilíbrio, motricidade fina e global na faixa etária entre 2 e 6 anos de idade. Como instrumento utilizou-se uma adaptação do protocolo proposto por Rosa Neto (2002). Resultados: Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que o grupo que possui a presença do professor de Educação Física (G1) apresentou média superior ao grupo que não possui a presença do professor de Educação Física (G2) que apresentou média normal médio, com diferença significativa para todas as habilidades motoras avaliadas. Conclusão: Concluiu-se que os estímulos oportunizados pelo professor de Educação Física na educação infantil é fator determinante para o desenvolvimento motor dos investigados.

Palavras-chave

Habilidades Motoras, Desenvolvimento Motor, Educação Física, Educação infantil

Abstract

Objective: The present study aimed to compare the motor skills of children who attend the kindergarten in Campo Bom RS, with and without the presence of the Physical Education teacher. Methods: For this, 42 children were evaluated in motor skills of balance, fine and global motor skills in the age group of 2 to 6 years. The instrument used was an adaptation of the protocol proposed by Rosa Neto F (2002). Results: The obtained results were satisfactory, since the group that has the presence of the teacher of Physical Education (G1) presented higher average than the group that does not have the presence of the teacher of Physical Education (G2), that presented average normal average, with difference significant for all motor skills assessed. Conclusion: It was concluded that the stimuli provided by the Physical Education teacher in early childhood education are determining factors for the motor development of the investigated.

Keywords

Motor Skills, Motor Development, Physical Education, Early Childhood Education

Referências

ARANTES, M. S. et al. Influência da atividade psicomotora no desenvolvimento infantil. Colloquium Vitae, v. 6, n. 2, p. 71-78, 2014.

BARROS, P. C.; CAETANO, S. P. N.; CARVALHO, J. E. O lúdico e o perfil de desenvolvimento motor de crianças com idade entre 5 e 6 anos. In: Educere – Congresso Nacional de Educação. Anais… Paraná: PUCPR, 2008, p. 4563-4582.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 de abril de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 18 de abril de 2021.

BRASIL. Casa Civil.  Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.114, de 16 de maio de 2005. Altera os arts. 6o, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11114.htm. Acesso em: 18 de abril de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 de abril de 2021.

FABER, M. A. et al. A importância da checagem do desenvolvimento psicomotor em crianças de cinco a seis anos. Revista Atividade Física, Lazer & Qualidade de Vida, v. 1, n. 1, p. 26-41, 2010.

FÉLIX, P. D. S.; ROCHA, L. E. Avaliação Motora de Pré-escolares com idade entre 5 e 6 anos que praticam atividades recreativas. Perspectivas Online, v. 3, n. 10, p. 133-138, 2009.

FERRARI, E. C. S. A importância do trabalho da Educação Física no desenvolvimento psicomotor na 1ª série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.

FIN, G.; BARRETO, D. B. M. Avaliação motora de crianças com indicadores de dificuldades no aprendizado escolar, no município de Fraiburgo, Santa Catarina. Unoesc & Ciência–ACBS, v. 1, n. 1, p.  5-12, 2010.

FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002.

GALLAHUE DL, OZMUN J, GOODWAY, JD. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 7 ed. Porto Alegre: MCGRAW-HILL, 2013.

LIMA, L. C. Avaliação motora de pré-escolares: relações entre idade motora e idade cronológica. Trabalho de Conclusão Curso (Licenciatura em Educação Física) – Centro Universitário de Brasília,  Brasília, 2017.

LIRA, C. E. S. O impacto da capoeira no desenvolvimento motor de estudantes dos anos iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.

MACIEL, R. L.; BATISTELLA, P. A. Desenvolvimento motor: um estudo comparativo em escolas públicas de caráter municipal e estadual. Biomotriz, v. 6, n. 1, p. 58-74, 2012.

NASCIMENTO, E. M. F.; CONTREIRA, A. R.; BELTRAME, T. S. Desempenho motor de escolares com idade entre 11 e 14 anos de Florianópolis-SC. ConScientiae Saúde, v. 10, n. 2, p. 231-238, 2011.

ROSA NETO, F. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed, 2002; 136 p.

ROSA NETO F. et al. Desenvolvimento motor de crianças com indicadores de dificuldades na aprendizagem escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 15, n. 1, p. 45-51, 2007.

SANTANA, A. K. et al. Análise da coordenação motora e equilíbrio de crianças do ensino infantil de uma escola pública de Teresina-PI. Biomotriz, v. 13, n. 1, p. 34-41, 2019.

SILVA, E. R. Brincadeiras Infantis: contribuições das aulas de Educação Física para o desenvolvimento motor de crianças de 5 anos da escola de São Luis, Muritiba-BA. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Em Educação Física) - Faculdade Maria Milza, Governador Mangabeira, 2013.

SILVEIRA, R. A.; CARDOSO, F. L.; SOUZA, C. A. Avaliação do desenvolvimento motor de escolares com três baterias motoras: EDM, MABC-2 e TGMD-2. Cinergis, v. 15, n. 3, p. 140-147, 2014.

SOTTILI, S. B.; FLORENTINO, J. A. A.; TOIGO, A. M. Comparação do desenvolvimento motor de crianças de 06 a 10 anos que participam de um projeto social e de crianças que não participam, na cidade de Porto Alegre, RS. Saúde e Desenvolvimento Humano, v. 7, n. 2, p. 35-43, 2019.

SOUSA, P. D. A. C. Educação Física e Inclusão: experiências no Estágio Supervisionado na Educação Infantil. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 15, n. 1, p. 246-265, 2019.

SOUZA, J. D. C.; CORDEIRO, L. S. Como abrir mão do profissional de educação física na educação infantil? Revista Científica Interdisciplinar, v. 3, n. 2, p. 49-60, 2016.


Submetido em:
25/07/2022

Aceito em:
30/12/2022

63af081ca953952c131de962 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections