Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: (RE) CONCEITUANDO A APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO

MEANINGFUL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: (RE) CONCEPTUALIZING THE LEARNING IN REMOTE EDUCATION

Ilana Souto de Medeiros

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Resumo

Apresentamos, neste texto, um relato de experiência acerca de um trabalho desenvolvido com alunos da 4ª série dos cursos de História, Letras e Pedagogia – de uma universidade privada localizada no município de Natal, Rio Grande do Norte –, ao longo do componente curricular “Tecnologia na Educação”. Em termos metodológicos, o estudo segue uma abordagem qualitativa, visto que a análise recai sobre a totalidade de um determinado fenômeno (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). e é resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca dos estudos de Glasser (1998), especificamente acerca das estratégias de aprendizagem; e do conceito de aprendizagem significativa, de Ausubel (1963). Temos, como objetivo, demonstrar, por meio de uma atividade realizada em sala, de forma remota, possibilidades a partir das quais os estudantes, ao executarem tarefas, aprendam de forma mais significativa (GLASSER, 1998; AUSUBEL, 1963). Em linhas gerais, a turma produziu, utilizando ferramentas tecnológicas que foram estudadas nas aulas, jogos voltados às crianças, os quais trouxeram temas diversificados (abrangendo, por exemplo, conteúdos relacionados a práticas de alfabetização, à língua portuguesa e à história) e os quais foram publicados em perfis do Instagram criados para essa finalidade. Neste texto, traremos alguns exemplares dos jogos desenvolvidos. A experiência nos sugeriu indícios do quanto a aplicação de atividades interativas pode estimular o fazer discente, ainda que em um cenário de ensino remoto.

Palavras-chave

Tecnologia na Educação. Aprendizagem significativa. Jogos interativos. Ensino Remoto.  

Abstract

We present in this text an experience report about a work developed by 4th grade students of History, Literature and Pedagogy in their curriculum education. The study took place at a private university in Natal, Rio Grande do Norte/Brazil and its main goal is to demonstrate, by means of an activity performed in the classroom, in a remote way, possibilities through which they perform tasks and learn in more meaningful ways (GLASSER, 1998; AUSUBEL, 1963). In methodological terms, this research has a qualitative nature, since analyze is related to a totality of a specific phenomenon (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), and it is the result of a bibliographic search about Glasser's studies (1998), specifically about learning strategies; and the concept of meaningful learning, by Ausubel (1963). Through the technological tools used they were able to produce games aimed at children. Such games have produced diverse themes such as content related to literacy practices, portuguese language and History. In effect, these results were made available on Instagram profiles created specifically for that purpose, as demonstrated by the games developed here. In conclusion, even in a remote teaching scenario, our data has suggested us to verify how the application of interactive activities can stimulates the student practice. 

Keywords

Technology in education. Meaningful learning. Interactive games. Remote education.

Referências

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Informações sobre a autora:

Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Anhanguera – UNIDERP e em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita pela UFRN. Professora da Escola de Ciências Sociais, Educação, Artes e Humanidades (HECSA) da Universidade Potiguar (UnP). E-mail: ilanasouto@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8786-2265

 


Submetido em:
10/12/2021

Aceito em:
28/02/2022

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