Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

AS TECNOLOGIAS NO FAZER MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS: DIÁLOGOS TEÓRICOS

TECHNOLOGIES IN MATHEMATICS IN THE EARLY YEARS: THEORETICAL DIALOGUES

Dayane Silva Borges 1; Marcelo Máximo Purificação 2.

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Resumo

O objetivo geral da pesquisa é verificar se essas tecnologias podem ser usadas em matemática de séries iniciais e como elas contribuem para uma aprendizagem significativa no ensino de matemática. A pesquisa utilizará uma bibliografia baseada em teóricos que estudam o assunto. Nos últimos anos, a vida das pessoas está inundada de tecnologia, que existe em vários espaços e é amplamente utilizada em todos os aspectos. O ambiente doméstico está emergido de equipamentos de tecnologia, como telefones celulares, computadores, videogames, geladeiras e micro-ondas. As crianças nascem em um ambiente repleto de equipamentos tecnológicos e desde cedo aprendem a lidar com a tecnologia digital. O uso da tecnologia pode colaborar na aprendizagem matemática? Autores como: Amado (2017), Purificação (2018), Borba (2017), Cotta (2002) e Cibotto (2018). Acreditam que as tecnologias podem ser fortes aliados ao processo de aprendizagem matemática das crianças nos anos iniciais.

Palavras-chave

Matemática, Tecnologias, Anos Iniciais

Abstract

The general objective of the research is to verify if these technologies can be used in mathematics of early grades and how they contribute to a meaningful learning in the teaching of mathematics. The research will use a bibliography based on theorists who study the subject. In recent years, people's lives have been awash in technology, which exists in many spaces and is widely used in all aspects. The home environment is emerging from technology equipment such as cell phones, computers, video games, refrigerators and microwaves. Children are born in an environment full of technological equipment and from an early age learn to deal with digital technology. Can the use of technology collaborate in math learning? Authors such as: Amado (2017), Purificação (2018), Borba (2017), Cotta (2002) and Cibotto (2018). They believe that technologies can be strong allies to children's math learning process in the early years.

Keywords

 Mathematics, Technologies, Early Years

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Submetido em:
12/01/2022

Aceito em:
27/03/2022

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