Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/619262eaa9539545de3fa623
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

O trabalho do/a coordenador/a pedagógico/a em articulação com os/as professores/as:  desafios e adaptações durante o período do ensino remoto

The work of the pedagogical coordinator in articulation with teachers: challenges and adaptations during the remote teaching period

Sirleide da Mota 1, Roseane Figueirêdo Lima 2, Ana Gabrielle Araujo Araujo 3.

Downloads: 0
Views: 288

Resumo

O presente artigo intitulado “O trabalho do/a coordenador/a pedagógico/a em articulação com os/as professores/as: desafios e adaptações durante o período do ensino remoto”, se propôs a analisar como está sendo o trabalho do/a coordenador/a pedagógico/a e sua articulação com os/as docentes nesse período de aulas remotas. O problema que norteou as discussões deste artigo foi de que forma o/a coordenador/a pedagógico/a tem acompanhado e contribuído com o desenvolvimento do trabalho docente durante aulas remotas? Assim, o trabalho se justifica pela relevância de temáticas como essa para o atual momento, e por exigir dos/as profissionais da educação uma maior adaptação com as novas formas de ensino, e sendo o/a coordenador/a pedagógico/a essencial na atuação para a formação continuada dos/as docentes é preciso compreender como está sendo este momento para estes/as profissionais. A pesquisa é bibliográfica e de abordagem qualitativa, na qual houve o levantamento de literaturas que tratam sobre a coordenação pedagógica em contextos de ensino remoto.

Palavras-chave

Coordenação Pedagógica; Formação Continuada; Trabalho Docente; Ensino Remoto

Abstract

The present article title "The work of the pedagogical coordinator in articulation with the teachers: challenges and adaptations during the period of remote learning ". Proposed to analyze how are being the work of pedagogical coordinator, and your articulation with the teachers in this period of remote learning. The problem that guided the discussions of this article, was that the way of pedagogical coordinator have accompanied and contributed with the development of the teaching work during the remote lessons. So, the work justifies by the relevance of the thematic like this, for the current moment, and for demand of the education professionals, a greater adaptation with the new forms of lessons, and being the pedagogical coordinator essential in acting for the continuing education of the teachers. It's needed understand how are being this moment for this professionals. The bibliographic research and qualitative approach, in which there was a literature survey that talk about a pedagogical coordinator in remote learning context.

Keywords

Pedagogical coordinator; Continued formation; Teaching working; Remote Learning.

Referências

DAVID, Cristina. Em tempos de coronavírus, como manter a humanidade na escola e envolver a comunidade escolar por meio da formação em cadeia criativa? In: LIBERALI, Coelho Fernanda (org.); et al. Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. <<Disponível em: https://j.pucsp.br/noticia/brincando-com-um-mundo-possivel-obra-aborda-pandemia>>

FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática pedagógica. São Paulo: Moderna, 2017.

DOMINGUES, Isaneide. O Coordenador pedagógico e a formação continuada do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2ª ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

MUNOZ, Cleide Maria dos Santos; MAFRA, Priscila Zanganatto. Conectar é preciso. In:­­­­ LIBERALI, Fernanda Coelho (org.); et al. Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. <Disponível em: https://j.pucsp.br/noticia/brincando-com-um-mundo-possivel-obra-aborda-pandemia>>

LIMA, Paulo Gomes, SANTOS, Sandra, Mendes dos. O Coordenador Pedagógico Na Educação Básica: Desafios E Perspectivas. Vol. 2 nº 4 jul./dez. 2007 Revista de Educação p. 77-90. Acessada em 31 de outubro de 2021 às 15h, disponível em: <http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufpb/file.php/1/coord_ped/sala_3/arquivos/o_coord_pedag_na_educ_basica_desafios_e_perspectivas.pdf. >

KRAMM, Daniele de Lima;  ANGELO, Henrique Valle Belo Ribeiro;  VELASCO,  Saulo Missiaggia. A Educação em Tempos de Coronavírus: algumas dicas para auxiliar professores, estudantes e familiares. In: LIBERALI, Fernanda Coelho (org.); et al. Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.  <<Disponível em: https://j.pucsp.br/noticia/brincando-com-um-mundo-possivel-obra-aborda-pandemia>>

OLIVEIRA, Maria Marly De. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Petrópolis, Rio De Janeiro: Vozes, 2007.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de politicas públicas. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 147, set/dez. 2012.

PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n.31, jan/abril de 2006.

SOLDÃO, Marcelo. Uma reflexão sobre a formação continuada de professores da educação profissional na pandemia. In: CONCEIÇÃO, Aline de Novaes; et al (Orgs.) De repente uma pandemia: discussões sobre os processos educacionais durante o período de distanciamento social. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.

SANTOS, Elisângela Nogueira Janoni dos. Educação digital em tempos de crise. In: LIBERALI, Fernanda Coelho (org.); et al. Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. <<Disponível em: https://j.pucsp.br/noticia/brincando-com-um-mundo-possivel-obra-aborda-pandemia>>

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Revista Universidade e Sociedade, nº 67, janeiro de 2021, ANDES-SN.  Disponível em: <<https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. >>. Acesso em: 02 de novembro de 2021.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Politico Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 10ª ed. São Paulo; Libeortad, 2002.  (Cadernos Pedagógicos do Libertad, v. 1)


Submetido em:
10/09/2021

Aceito em:
18/10/2021

619262eaa9539545de3fa623 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections