Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/61925c2ea9539544131447b4
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

Políticas de formação para o/a coordenador/a pedagógico/a: perspectivas sobre a formação continuada  

Training policies for the coordinator pedagogical: perspectives on training continued

Carine Lima de Jesus 1, Jusciara de Jesus Santos 2, Thaíse Pereira Xavier 3.

Downloads: 0
Views: 322

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre as políticas de formação continuada para o coordenador pedagógico, reverberando o conceito de políticas educacionais e como esta contribui para a formação continuada desse profissional e, consequentemente, uma educação de qualidade. Apresenta como objetivo analisar as contribuições das políticas de formação continuada para o coordenador pedagógico. De caráter qualitativo e bibliográfico, está consolidado nos autores: Domingues (2014), Libâneo; Freitas (2018), Lopes; Amaral; Caldas (2008), Souza (2002), Lopes; Mendes; Ferreira (2011), Oliveira (2010), Oliveira (2015), Placco; Almeida; Souza (2012), que corroboram com a escrita e definições conceituais.

Palavras-chave

Políticas de formação, Coordenador Pedagógico, Formação continuada

Abstract

This article proposes a reflection on the policies of continuing education for the pedagogical coordinator, reverberating the concept of educational policies and how this contributes to the continued formation of this professional and, consequently, a quality education. It aims to analyze the contributions of continuing education policies to the pedagogical coordinator. Of qualitative and bibliographic character, it is consolidated in the authors: Domingues (2014), Libâneo; Freitas (2018), Lopes; Amaral; Caldas (2008), Souza (2002), Lopes; Mendes, Mendes, Ferreira (2011), Oliveira (2010), Oliveira (2015), Placco; Almeida; Souza (2012), which corroborate with writing and conceptual definitions.

Keywords

Training policies, Pedagogical Coordinator, Continuing education

Referências

BAHIA. Secretaria do Educação. Formação Territorial, 2021. Disponível em: http://educadores.educacao.ba.gov.br/fc0. Acesso em: 18/10/2021.

       BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/l9394.htm.  Acesso em:            18/10/2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação (PNE) Lei nº 13.005/2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 18/10/2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais do Programa Escola de Gestores da Educação Básica Pública. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=879-diretrizes-n-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 18/10/2021.

DOMINGUES, Isaneide. O Coordenador pedagógico e a formação continuada do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.

FERREIRA, Maria Nahir Batista. Coordenador pedagógico e formação em serviço: repensando a função. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, 07 a 10 de novembro de 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6284_3988.pdf. Acessado em 18/10/2021.

FRANÇA, George. Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologia e política. Goiânia-GO: Editora da PUC Goiás, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira. (org). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.

LOPES, Brenner; AMARAL, Jefferson Ney; CALDAS, Ricardo Wahrendorff. Políticas Públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte: Sebrae/MG, 2008.

LOPES, Tania Maria Rodrigues; MENDES, Gilmara Beatriz Conrado Nogueira; OLIVEIRA, Adão Francisco de. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: OLIVEIRA, Adão F. de; PIZZIO, Alex;  OLIVEIRA, Jane Cordeiro de. Educação da Cidade do Rio de Janeiro como mediadores das políticas curriculares. Tese de Doutorado. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/25935/25935.PDF. Acessado em 18/10/2021.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, v. 42, p. 754-771, set./dez. 2012.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: conceitos, tipologias e subáreas. Trabalho elaborado para a Fundação Luís Eduardo Magalhães. 2002. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3843/material/001-%20A-%20POLITICAS%20PUBLICAS.pdf. Acessado em 18/10/2021.

 

 


Submetido em:
10/09/2021

Aceito em:
25/10/2021

61925c2ea9539544131447b4 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections