Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/619255c8a95395426c224062
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

A coordenação pedagógica e a formação continuada de professores/as da rede pública

The pedagogical coordination and continuing education of public school teachers

Larissa Costa da Silva 1, Luana de Jesus Santos 2, Patrícia Magalhães Teixeira 3.

Downloads: 0
Views: 324

Resumo

O presente estudo trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca da Coordenação Pedagógica e a formação continuada de professores/as da rede pública, considerando-se a formação, as reflexões e as vivências das autoras enquanto alunas da UNEB/Campus II e XI na graduação e no mestrado no Campus XI, atuação na coordenação pedagógica de escola de Ensino Médio da rede pública estadual da Bahia, situada no Território do Sertão Produtivo. Para tanto, este estudo buscou responder à seguinte questão: Como o/a coordenador/a efetiva a formação continuada no contexto da escola pública? Para isso, o presente estudo tem como objetivo geral compreender como ocorre de fato a efetivação da formação continuada de professores/as no contexto da escola pública. A escrita deste trabalho foi subsidiada por Almeida (2015), Freire (2015), Imbernón (2009, 2010), Kronbauer; Simionato (2012), Lima; Santos (2007), Oliveira (2017), Sartori; Pagliarin (2016), Souza (2003) e Vasconcellos (2002),  proporcionando o debate e a reflexão das ideias dos referidos autores sobre a nossa formação teórica e práxis pedagógica, possibilitando a compreensão da necessidade do fortalecimento e efetivação da formação continuada no contexto da escola pública, de forma contextualizada que possa refletir na prática docente.

Palavras-chave

Coordenador pedagógico. Formação continuada. Professores

Abstract

This study is a bibliographic research on Pedagogical Coordination and the continuous training of network teachers, considering a training, as reflections and experiences of the authors as students of UNEB/Campi II and XI in undergraduate and master's degree in the XI campus, acting in the pedagogical coordination of a secondary school of the state public network of Bahia, located in the Productive Territories of the Sertão. Therefore, this study sought to answer the following question: How does the coordinator / effective continuing education in the context of public schools? To this end, the present study aimed to understand how the continuing education of teachers actually takes place in the context of public schools. The writing work was subsidized by Almeida (2015), Freire (2015), Imbernón (2009, 2010), Kronbauer; Simionato (2012), Lima; Santos (2007), Nóvoa (2009), Oliveira (2017), Sartori; Pagliarin (2016), Souza (2021) and Vasconcellos (2002), provide the debate and reflection of the ideas of evaluation to our theoretical training and pedagogical practice, allowing the understanding of the need to strengthen and implement continuing education in the context of the school, in a contextualized way that the public reflect on the practice of teaching. 

Keywords

Pedagogical coordinator. Continuous education. Teachers.

Referências

ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Formação Centrada na Escola: das intenções às ações. In: ALMEIDA, L.R; PLACCO, V.M.N.S (ORG). O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

 IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

 KRONBAUER, Selenir Corrêa Gonçalves; SIMIONATO, Margareth Fadanelli, (org.) Articulando saberes na formação de professores. São Paulo: Paulinas, 2012.

 LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O Coordenador Pedagógico na Educação Básica: Desafios e Perspectivas. Educare et Educare Revista de Educação. Vol. 2, n° 4, Jul/Dez, p.77-90, 2007.

 OLIVEIRA, Luiza de Fátima Medeiros de. Formação docente na escola inclusiva: diálogo como fio tecedor. Porto Alegre: Mediação, 2017.

 SARTORI, Jerônimo; PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati. O coordenador pedagógico: limites e potencialidades ao atuar na educação básica. Espaço Pedagógico, v. 23, n. 1, Passo Fundo, p. 185-204, jan./jun. 2016. Disponível em: www.upf.br/seer/index.php/rep. Acesso em: 10/10/2021.

 SOUZA, R. A.; CARNIELLI, B. L. Os Efeitos do Projeto Político Pedagógico na Gestão Escolar, segundo a concepção dos Alunos. Estudos em Avaliação Educacional, nº 28, jul./dez., 2003. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2173. Acesso em: 27/10/2021.

 VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: Do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 4ª ed. São Paulo: Libertad, 2002. 


Submetido em:
03/09/2021

Aceito em:
22/10/2021

619255c8a95395426c224062 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections