Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/6127f902a953950e374f3a32
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

EDUCAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: DAS RELAÇÕES CONCEITUAIS ÀS REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA, CURRÍCULO E ATUAÇÃO DOCENTE 

EDUCATION AND PEDAGOGICAL PRACTICE: DAS CONCEPTUAL RELATIONS TO THE REFLECTIONS ON TEACHING, CURRICULUM AND TEACHING PERFORMANCE

Vanessa de Souza Rezende 1, Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte 2

Downloads: 0
Views: 381

Resumo

O objetivo desse artigo é retomar algumas teorias, conceitos e concepções acerca da educação, da pedagogia e das práticas educativas com base nos fundamentos de José Carlos Libâneo e Demerval Saviani permeados pela questão das práticas pedagógicas e problematizadas pela subjetividade do campo educacional diante das metodologias de ensino. São apresentados os princípios e a estrutura conceitual da teoria de educação, levando em conta ainda alguns impasses na prática docente, no que diz respeito à dicotomia relacionada à didática e ao currículo, associadas à prática docente, concluindo com uma análise das possibilidades de mudanças qualitativas no papel do professor.

Abstract

The objective of this article is to resume some theories, concepts and conceptions about education, pedagogy and educational practices based on the foundations of José Carlos Libâneo and Demerval Saviani permeated by the question of pedagogical practices and problematized by the subjectivity of the educational field in the face of teaching methodologies. The principles and conceptual structure of the theory of education are presented, taking into account also some impasses in teaching practice, with regard to the dichotomy related to didactics and the curriculum, associated with teaching practice, concluding with an analysis of the possibilities of qualitative changes in the teacher’s role

Keywords

Education - Pedagogy - School - Educational practice - Subjectivity - Curriculum - Resignification

Referências

LIBÂNEO, José C. Didática e epistemologia: para além do debate entre a didática e as didáticas específicas. In: VEIGA, Ilma P. A.; D´ÁVILA, Cristina (orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas (SP): Papirus, 2008.

_____________. Finalidades educativas escolares em disputa, currículo e didática. In: LIBÂNEO, J. C.; ROSA, S. V.; SUANNO, M. V. R.; ECHALAR, A. D. L. (Orgs.). Emdefesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate.Goiânia: CEPED/Espaço Acadêmico, 2019.

_______________. Pedagogia e Pedagogos para quê? São Paulo. Editora Cortez, 2002.

_______________. O campo teórico-investigativo da pedagogia, a pós-graduação em educação e a pesquisa pedagógica. Revista Educativa (UCG), Goiânia, vol. 11, no 1 (2008).

SAVIANI, Dermeval. Educação em diálogo. Campinas: Autores Associados, 2011. (Memória da educação).

______________. Escola e democracia. 36.ed. Campinas: Autores Associados, 1983.

______________. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. (Col. Educação contemporânea).

_______________. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPED; Campinas: Autores Associados, vol. 12, n. 34, 152-180, 2007.


Submetido em:
10/12/2020

Aceito em:
14/01/2021

6127f902a953950e374f3a32 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections