Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

O DESAFIO DE SER EDUCADOR MEDIANTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS

THE CHALLENGE OF BEING AN EDUCATOR THROUGH THE PUBLIC POLICY

Maria Tereza Bosco Santiago

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Resumo

A educação é um complexo constitutivo da vida social e das formas de reprodução do ser social, dimensão que contribui para produção e reprodução das condições necessárias ao processo de apropriação incessante do capital, cultural sendo, portanto, um amplo espaço de embates e interesses contraditórios, no qual o capital tem se utilizado como forma de manipulação das classes populares, se revelando como palco onde figuram interesses diversos. Nesse aspecto, esse trabalho tem o objetivo gerais de analisar o contexto das políticas públicas educacionais no cerne do capital. Como objetivos específicos são elencados identificar como agem os organismos internacionais sobre a educação; esclarecer como a formação docente se embasa nas orientações de organismos internacionais que tem como foco a educação. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, exploratória e descritiva. Se conclui que a educação brasileira está à mercê dos organismos internacionais que se apropria da proposta da formação do aluno.

Palavras-chave

Políticas, Educação, Formação, Docente.

Abstract

 Education is a constitutive complex of social life and of the forms of reproduction of the social being, a dimension that contributes to the production and reproduction of the conditions necessary for the process of incessant appropriation of cultural capital, being, therefore, a wide space for conflicts and contradictory interests, in which capital has been used as a form of manipulation of the popular classes, revealing itself as a stage where diverse interests figure. In this aspect, this work has the general objective of analyzing the context of educational public policies at the heart of capital. The specific objectives are to identify how international organizations act on education; clarify how teacher training is based on the guidelines of international organizations that focus on education. The research was bibliographical, exploratory and descriptive. It is concluded that Brazilian education is at the mercy of international organizations that appropriate the proposal of student education.

Keywords

Policies, Education, Formation, Teacher.

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Submetido em:
05/01/2021

Aceito em:
17/02/2021

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