Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/6127eb59a9539508d43e6053
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

A ESCOLA COMO AGÊNCIA REPRODUTORA DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

THE SCHOOL AS A REPRODUCER AGENCY OF SOCIAL DIFFERENCES

Amanda Felix Oliveira

Downloads: 6
Views: 671

Resumo

O presente artigo apresenta as contribuições do sociólogo Pierre Bourdieu no campo da Sociologia da Educação, com o objetivo de discutir como a escola é influenciada pelos ideais sociais, atuando como uma agência reprodutoras das desigualdades. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca dos postulados de Bourdieu e elencou-se alguns conceitos teóricos essenciais para compreensão do papel da escola na reprodução e alienação dos alunos. Dentre os conceitos abordados na discussão estão: a herança cultural, violência simbólica, habitus, campo e o meio. Para fundamentação das discussões utilizou-se os postulados de Bourdieu (1992), e as reflexões teóricas de Almeida (2007), Nogueira & Nogueira (2002) e Bonnwitz (2003) a respeito das contribuições de Bourdieu para a educação. Por fim, constatou-se que, por mais complexa que seja a ruptura com os ideais dominantes impostos pela sociedade à escola, é preciso compreender que esta tem condições de romper com o sistema reprodutivo e opressor. E o professor, como parte fundamental nesse processo de transformação social, deve assumir um habitus crítico-reflexivo em sua prática pedagógica, capaz de estimular a si e aos alunos na superação das amarras da opressão.

Palavras-chave

Bourdieu. Prática pedagógica. Reprodução. Opressão

Abstract

This article presents the contributions of sociologist Pierre Bourdieu in the field of Sociology of Education, with the aim of discussing how the school is influenced by social ideals, acting as an agency that reproduces inequalities. Therefore, a bibliographic research was carried out on Bourdieu's postulates and listed some essential theoretical concepts for understanding the role of the school in the reproduction and alienation of students. Among the concepts covered in the discussion are: cultural heritage, symbolic violence, habitus, countryside and the social environment. To support the discussions, Bourdieu's (1992) postulates and the theoretical reflections of Almeida (2007), Nogueira & Nogueira (2002) and Bonnwitz (2003) regarding Bourdieu's contributions to education were used. Finally, it was found that, however complex the break with the dominant ideals imposed by society on school, it must be understood that it is able to break with the reproductive and oppressive system. And the teacher, as a fundamental part in this process of social transformation, must assume a critical-reflexive habitus in his pedagogical practice, capable of stimulating himself and the students in overcoming the bonds of oppression.

Keywords

 Bourdieu. Pedagogical practice. Reproduction. Oppression

References

ALMEIDA, L. R. S. Pierre Bourdieu: a transformação social no contexto de “A reprodução”. Revista InterAção, UFG, n. 30, p. 139-155, Goiânia: ago./2007.

BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. Trad. De Lucy Magalhães. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. de Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

            . A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

MARTINS, C. B. Estrutura e ator: a teoria da prática em Bourdieu. Educação e Sociedade, n. 27, set. 1987.

NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Revista Educação & Sociedade, v. 23, n. 78, p. 15- 36, abr./2002.

GRÖHS, L. F. M. Párias entre pares: a expansão do ensino superior e a sociologia da educação de Pierre Bourdieu. Sorocaba, SP, 2011.

 


Submitted date:
11/10/2020

Accepted date:
03/31/2021

6127eb59a9539508d43e6053 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections